[NOTA] COEFI comunica sobre consolidação dos trabalhos da comissão
Visando atender às atribuições definidas pela portaria que a instituiu, a COEFI vem trabalhando sobre um plano de atuação que tem como norte a definição de diretrizes de uso/condutas nos espaços físicos da UFSC. Considerada sua principal atribuição, a elaboração destas definições permitiria à Comissão atuar de maneira ampla em demandas de abrangência institucional, incluindo proposições de otimização de espaços ou demandas pontuais, realizando análises sobre eventuais realocações de atividades.
A COEFI compreende que a implementação do Plano de Ação Inicial dar-se-ia de maneira progressiva e com temporalidade estendida, considerando a perenidade da Comissão. Em paralelo ao desenvolvimento das atividades inicialmente estabelecidas, a COEFI vinha atendendo às solicitações pontuais de necessidades de espaço físico.
Entretanto, neste ponto em especial – o atendimento a solicitações pontuais – a COEFI identificou uma série de limitantes que impactam diretamente a fluidez do trabalho de análise e a consistência das orientações a serem feitas pela Comissão. Destaque-se as seguintes:
● Solicitações encaminhadas à COEFI com prazos ínfimos/expirados que impossibilitam resoluções tecnicamente consistentes;
● Articulações em paralelo às avaliações e definições feitas pela COEFI;
● Compartilhamento de informações quanto a espaços efetivamente disponíveis e conhecidos pela Instituição.
A frequência dessas solicitações pontuais afeta o trabalho da Comissão, reduzindo o tempo disponível para discutir e formular as propostas do Plano de Ação Inicial. Nem sempre o tempo gasto na elaboração de possibilidades de resolução para as demandas pontuais resulta em ações efetivamente executáveis, dada a sobreposição de encaminhamentos por diferentes setores da UFSC.
Assim, considerando as dinâmicas atuais da COEFI acima indicadas, o bom andamento das atividades já iniciadas e a necessidade de manifestações da Comissão respaldadas em Diretrizes Institucionalizadas que ainda estão em elaboração, em 30/06/2025 a comissão encaminhou ao Gabinete da Reitoria a Correspondência 2/COEFI/GR/2025, contendo proposta de consolidação das atividades da Comissão.
Acreditamos que a consolidação da COEFI só trará resultados efetivos para as questões do espaço físico da UFSC se o foco de sua atuação for orientado por uma visão sistêmica e de longo prazo. Nosso objetivo é, assim, garantir que as diretrizes de uso e ocupação dos espaços atendam, de maneira ampla e isonômica, às necessidades coletivas da UFSC, sendo debatidas e institucionalmente consolidadas.
Nesse sentido, a COEFI entende que, até a manifestação da Administração Central, seguirá avançando nas pautas macro, já em andamento, tais como a reestruturação do SIEF e o apoio à viabilização da ocupação de espaços para concessão. O atendimento a demandas pontuais e orientações sobre realocações de atividades ou ampliações e modificações de espaço físico só será retomado após a manifestação da Administração. Assim, processos que tenham sido encaminhados à COEFI pelo SPA estão sendo devolvidos para o seu encaminhamento ao Gabinete da Reitoria, para eventual resolução.


